Carreira futura.

Já quis ser tanta coisa! Em pequenina gostava de brincar às professoras, já imaginei como seria se no futuro eu fosse uma espécie de bombeira (?), pois achava fascinante salvar vidas. No entanto, nunca quis ser médica. Talvez por achar que isso implicaria grandes responsabilidades, tais como as operações de risco de vida. O ano passado, com 15 anos, tive de escolher a área que iria seguir, o meu futuro. Ou seja, é esperado que alguém com 15 anos decida o que quer fazer durante o resto da sua vida. Sinceramente, não acho muito justo. Mas como já ouvi alguém dizer: A vida não é justa.
Contudo, não é sobre isso que me debato. Debato-me com as seguintes questões: Será que escolhi a área certa? Será que, ao fim de um ano, me apercebi que estou na área errada?. A área que escolhi foi Ciências e Tecnologias, mas estava (estou?) indecisa, será que me teria saído melhor em Línguas e Humanidades? Um facto é que as minhas melhores notas são a Português e Inglês (apesar das outras não serem muito piores, podiam ter sido - muito - melhores se eu me tivesse realmente esforçado), mas acho que não me iria dar muito bem com a História A, pois entre esta última e Matemática A, prefiro a Matemática (já assisti a uma aula de História A e fiquei grata por não ter essa disciplina).
Quando estava indecisa, no 9º ano, decidi perguntar à minha mãe a opinião dela e ir fazer testes psicotécnicos. As respostas de ambos foram coincidentes: ambos sugeriram que eu seguisse Ciências e Tecnologias, mas que também não me iria sair mal em Línguas e Humanidades. Então, ponderei os prós e contras e acabei por decidir-me pelas Ciências.
Quanto às disciplinas específicas do 10º ano, Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A, não posso dizer que me desagradem. O que não suporto mesmo é a parte da Física, mas a Química compensa-a. No futuro, gostaria de seguir Ciências Forenses, é mesmo o meu sonho (talvez por ver muitas séries policiais, mas não tenho culpa de gostar do que gosto). Ainda assim, esta é uma área com (muito) pouca saída em Portugal. Também gostava de algo relacionado com Genética, e as ciências relacionadas com a mente humana (como por exemplo a Psiquiatria) também me atraem bastante, mas não me estou a ver nesta última área.
No 2º período deste ano, defini uma meta: caso a minha média de final de ano não ultrapassasse os 15 valores, mudaria de área, experimentando a minha sorte nas Ciências Humanas. Contudo, obtive uma média de 15,7 (16, portanto) no final do ano. Vou manter-me no mesmo curso e, para o ano, certamente irei aplicar-me mais.
Se estou a seguir o melhor caminho? Não sei, mas cheira-me que este próximo ano vai ser decisivo e que vou realmente descobrir o que ando à procura.

1 comentário:

  1. Sim já sabia do novo blog mas ainda não o tinha encontrado -.-'
    Esta está mais simples, mais "soft" que o outro, mas agrada-me :)
    Sim eu apercebi-me disso -.- como é que é possível eu ter sido o único que não mudou a nota de e.f o ano todo? -.- e aquela nota está totalmente errada! :A
    não te tenho visto na net Oo
    bjinho ^^

    ResponderEliminar

Faz dos teus pensamentos, palavras. Obrigada por cá passares (: